Doe aqui para nossa campanha.

Candidatas

Celene Carvalho - Prefeita





Celene nasceu na cidade de São Lourenço no ano de 1965, onde passou toda sua infância. Sua família era tradicional na cidade, sendo que seu pai foi proprietário do Hotel Rio Branco; atual Hotel Estância.
Dos quatro filhos do Sr. Celio Martins de Carvalho e da Sra. Marlene Salomão de Carvalho, Celene era a que mais gostava de trabalhar no hotel, ajudando na fazenda e nas plantações. Precocemente, já na adolescência, mostrava seu interesse pelo bem-estar das pessoas, integrando e auxiliando em várias obras sociais promovidas por sua família.
Aos 15 anos, conheceu parte do mundo pelas mãos do pai, homem de visão ampla, determinado a mostrar à filha diversas culturas, fazê-la ter contato com outros idiomas e diferentes regimes políticos. Viajaram por 23 países, incluindo alguns que viviam sob a bandeira do Comunismo.
Dai em diante sua vida mudou. Apaixonada por novos conhecimentos, aos 19 anos, foi estudar nos EUA. Em 1990, iniciou sua carreira como tradutora e intérprete na área de saúde, na cidade de Pittsburgh, junto aos mais conceituados hospitais americanos. Durante 10 anos, ajudou na comunicação entre doentes brasileiros e médicos estrangeiros, além trabalhar intensamente na parte social da cidade.
De volta ao Brasil em 2000, fixou-se São Paulo, onde, incapaz de abandonar sua antiga paixão por projetos sociais, participou ativamente em trabalhos de requalificação urbana na região do tradicional bairro da Bela Vista. Essa vivência a levou a trabalhar junto aos Órgãos Públicos, Organizações Não Governamentais, Instituições de Educação e Comunitárias, rendendo grande experiência sobre o funcionamento e estrutura desses órgãos.
Há 8 anos, Celene participa das ONGs de Combate a Corrupção, lideradas pela AMARRIBO, primeira associação a caçar um prefeito no Brasil; na cidade de Ribeirão Bonito e Januária, onde caçou 7 prefeitos, dos quais 4 foram presos. Sempre ativa nos movimentos de cidadania, como Voto Consciente, Marcha pela Ética, Ficha Limpa, participou das discussões do Movimento Nossa São Paulo, idealizador do Programa Cidades Sustentáveis, que gerou uma Carta Compromisso, a qual Celene Salomão fez questão de assinar e desenvolverá em sua gestão.
Ainda na área da cidadania, entre 2002 a 2005, Celene atuou na área de combate ao tráfico de drogas e a pedofilia em São Paulo, através da Associação Conde e Condessa de São Joaquim, da qual foi fundadora e contando com o apoio da Policia Militar e do Ministério Público.
De volta à sua cidade de origem em 2005, Celene criou o movimento “Acorda São Lourenço”, onde denunciava os desmandos dos governantes, com expressivo apoio da população interessada em discutir novas ideias e alternativas para a administração da cidade.
Em 2008, com o atual prefeito eleito e acreditando na mudança e transformação ética da cidade, Celene deixa São Lourenço e viaja para o Egito, convidada por um jornalista egípcio, para participar do Encontro de Mulheres Árabes de Negócios. Viaja por 15 países em busca de conhecimento e inovação na área de administração pública, visitando as escolas na cidade de Oulu e Kempele na Finlândia buscando conhecer outras opções educacionais. Encantou-se também com um mutirão de limpeza feito por cidadãos comuns da Estônia, onde todo o país é limpo em apenas 24 horas, mostrando o poder da população e confirmando sua crença na união de todos para o bem comum.
Retorna para São Paulo ainda 2008, e trabalha na iniciativa privada, dando continuidade aos trabalhos sociais na Rede Social da Bela Vista junto ao SENAC, FECOMERCIO (Federação do Comércio),  Hospital Sirio Libanês, Fundação Getúlio Vargas e mais 25 ONGs locais.
Em 2011, Celene fixa residência em São Lourenço, filia-se ao PSOL e vem se preparando para tornar-se a primeira mulher a administrar a prefeitura da cidade. Em 2012 teve sua candidatura a prefeita de São Lourenço registrada e viaja a Paris a convite da New Cities Foundation - para o Primeiro Encontro Mundial de Cidades do Futuro, que reuniu prefeitos, ex-prefeitos e arquitetos do mundo todo. Visita a cidade de Vichy, a qual nomeia uma de nossas Fontes, conhece a prefeitura, infra estrutura, os SPAs locais, e o OMNI Centro Esportivo de Vichy. Impressiona-se com a beleza da cidade e sua administração, aonde o atual prefeito vem sendo reeleito há 20 anos consecutivos. Sem duvida uma cidade para nos inspirarmos.
 Sempre imbuída de um sentimento de luta pela ética e pela melhoria da qualidade de vida das pessoas, Celene acredita, depois destes anos, que só é possível promoverem mudanças necessárias à frente do executivo. Por isso, agora em 2012 Celene, uma filha da terra, quer ser a realidade de novos rumos para os Sãolourencianos, acreditando na sua sensibilidade e capacidade para administrar este município.  





Edilene - Vice-prefeita


Edilene Aparecida de Oliveira Teixeira, tem 31 anos, é funcionária pública concursada há 10 anos na Prefeitura Municipal de São Lourenço e estudante do curso de Ciências Contábeis pela Universidade Bráz Cubas

Natural de Belo Horizonte, Edilene, veio para São Lourenço quando tinha 1 ano e 7 meses de idade quando foi adotada pela família de Joaquim Marcelino de Carvalho (Sr.Joaquim Camilo) e Dona Elena.

Teve sua infância marcada pelo amor, cuidado e dedicação de toda a família do Sr. Camilo.
Cresceu ao lado da linha férrea, no bairro da Estação. O fascínio pelas locomotivas e seus estridentes apitos, a emoção de sentir o tremor dos vidros da casa antiga quando os enormes trens de carga passavam são suas maiores lembrança.
Atualmente o “Trem das Águas” é o responsável por manter viva esta memória e transmitir aquela  mágica emoção  a  seus  filhos, Davi(11) e Luciana(8).

Casada com o caxambuense Luciano Luiz Teixeira, ambos cristãos e membros da Igreja Presbiteriana do Brasil, Edilene logo se identificou com os projetos sociais dentro da Igreja. No ano de 2008 a família toda se engajou num trabalho evangelístico com crianças e adolescentes no bairro Santo Cruzeiro, onde teve a oportunidade de identificar e vivenciar as dificuldades enfrentadas por cada criança.

A preocupação social vinda pela proximidade com as crianças, impulsionou-a, em 2011, a assumir a responsabilidade pela direção da ONG Casa de Passagem Mãe Social, que se encontrava com os serviços paralisados. A Casa da Mãe Social é uma  instituição sem fins lucrativos, de utilidade pública que presta o serviço de proteção e acolhimento temporário para crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social.

Pronta para mais um novo desafio social responsável, agora, através da política pública, Edilene acredita que a razão de ser adotada pela cidade de São Lourenço, vai além das dificuldades financeiras em que sua mãe se encontrava naquela época, a razão se encontra no fato de dar à política da cidade um rosto mais próximo à realidade humana, humanidade que luta para que o clientelismo e paternalismo nos órgãos públicos deem lugar à moralidade e a justiça social, humanidade que luta para que faça valer a sua cidadania, sua capacidade de influenciar o mundo pela força do bem e com fé, e que jamais aceitará vender este direito. Para Edilene, a humanidade se expressa nas palavras de Dom Helder Câmara, um religioso, um homem do mundo e irmão dos pobres, que viveu na cidade de Recife em tempos de agonia, quando era indispensável guiar seu rebanho na busca da esperança e da retomada da democracia:

“Para além, muito além
dos egoísmos individuais,
dos egoísmos de classe,
dos egoísmos nacionais,
é preciso abraçar, sorrir,
trabalhar”
(Dom Helder Câmara)



EDILENE APARECIDA DE OLIVEIRA TEIXEIRA
VICE
PSOL 50 – SÃO LOURENÇO/MG



Isabella - Vereadora     50111


Filha do Sr. Aurélio do Hotel Monte Azul e Iris aposentada do INSS, Isabella nasceu em São Lourenço na década de 1960. Com uma gostosa infância, estudou no Externato São Francisco, Humberto Sanches, Polivalente, Ginásio. Na adolescência  procurava diversões saudáveis, alegres e divertidas. Muitas histórias rolaram no Chalé e no Ferro da Viúva, como de tantos outros adolescentes da época.


Deixando São Lourenço, foi para Itajubá completar seus estudos de Segundo Grau e fazer o cursinho Caro-Objetivo. De lá foi para a faculdade Rosemar Pimentel em Barra do Piraí – RJ, fazer arquitetura, abandonando no terceiro ano sem completá-la. De volta para São Lourenço, fui contratada pela Prefeitura e resolveu estudar em Três Corações, onde se formou em Estudos Sociais para Magistério de História e Geografia. Paralelamente a isso, fez trabalhos voluntários ligado a área social junto a entidade de utilidade pública.

Por reverses da vida, conheceu a Prótese Dentária, fez o curso em São Paulo e retornou para cá, onde exerce a profissão há doze anos. Nunca deixou de acompanhar o desenvolvimento de São Lourenço e mesmo morando fora, fazia questão de votar aqui. E na política, entra governo e sai governo, não observou ações político-administrativo com implementos básicos, eficazes para o aperfeiçoamento profissional, para prestações de serviços ou abertura do leque de opções na atuação do mercado de trabalho.

Portanto, tendo em vista a vontade de inovação e mudança no sistema vigente, Isabella Pereira Marques candidatou-se a vereadora, para ajudar a implantar uma nova mentalidade onde a governança participativa e transparente, são peças primordiais.


"Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada".
- Ayn Rand